Faculdade Araguaia 

PÓS - GRADUAÇÃO

MBA Gestão em Projetos Musicais

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Desde á infância, ouvimos música e á compartilhamos de geração em geração. Na atualidade, aplicativos como o Spotify e Apple Music são responsáveis pela maior fonte de faturamento da indústria fonográfica mundial, ultrapassando as vendas de Cds físicos e downloads. Os aplicativos digitais de música, mudaram o comportamento social e o consumo da música ao redor do mundo, por oferecerem serviços de streaming de música e permitirem aos seus usuários, a montagem e o compartilhamento de playlists pessoais. A questão é que; seja por gosto, estilo ou preferência, nós nos emocionamos e nos movemos com os sons, ritmos e melodias.

De acordo com dados do Global Music Report 2018, pesquisas feitas pela IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica) em 2017, a receita total das gravações de música subiu para 17,3 bilhões de dólares. Neste cenário, o Brasil teve um salto de 17,9 % com uma receita de US$ 295,8 milhões, ocupando o nono lugar no ranking global, porém todo o movimento comercial de veiculação midiática da música no Brasil, necessita de uma melhor organização dos nichos atuantes desse seguimento, no que tange a definição clara das categorias de profissionalização. O fato é que, além das aparências do mercado, dos hits, dos autores, artistas e “estrelas da música”, existem milhares de micromercados, hits menores e artistas satélites que perpassam pelo Brega, Forró, Sertanejo, MPB, Rock, Pop, Instrumental Eletrônico e tantos outros estilos que geram oportunidades de negócios para todos os profissionais envolvidos no processo musical, como: Autores, Artistas, Técnicos, Empresários, Profissionais Liberais, Produtores, Escritórios, Agências, Veículos de Comunicação e Entidades de Regulação e Fiscalização.

O curso de MBA em Gestão de Projetos Musicais prepara os discentes para a gestão e o desenvolvimento de novos projetos musicais; instrui os educandos quanto ao empreendedorismo criativo, com base em estudos internacionais de cidades inteligentes; possibilita que os mesmos tenham uma compreensão holística da música e dos processos conceituais e históricos que deram origem as construções dos gêneros e ritmos musicais no Brasil e no mundo; contribui para a análise do processo evolutivo da produção musical no Brasil em ambientes físicos e digitais (On-line e Off-line); proporciona conhecimentos sobre governança coorporativa aplicada ao show business; propicia o conhecimento das práticas de distribuição e comercialização de músicas no Brasil; ensina sobre as políticas de regulamentação das leis que regem o funcionamento das categorias do setor musical e as leis de direitos e proteção de autorais; utiliza metodologias práticas de introspecção auditiva com leituras contextualizadas do conteúdo musical; promove a interdisciplinaridade entre as áreas da comunicação (Publicidade, Marketing e Jornalismo) em diálogo com a música e suas adjacências.

OBJETIVO DO CURSO

A proposta do curso de especialização Latu Sensu: Gestão de Projetos Musicais é preparar profissionais atuantes no setor musical, para a gestão e o aprimoramento de novos projetos musicais. Ou seja, fazer com que os discentes consigam, ao final do curso, gerir e desenvolver atividades empreendedoras, capazes de contribuir para a fomentação criativa, consciente e responsável da Industria Musical Brasileira. Além, é claro, de preparar esses profissionais para uma prática mais reflexiva; no que tange a aptidão para á análise e articulação de estratégias em diferentes contextos e transições comportamentais, que atingem diretamente o mercado musical e suas atribuições legais, funcionais e também aquelas voltadas as responsabilidades sociais do setor musical.

PÚBLICO ALVO

O curso de MBA Gestão de Projetos Musicais é voltado para profissionais graduados e atuantes no setor musical ou áreas afins, que se interessam em agregar valores diferenciais em torno do mercado musical.

ESTRUTURA CURRICULAR

DISCIPLINAS Carga Horária
Introdução ao Organismo Musical 30h
Gestão por Competências 32h
Governança Coorporativa Aplicada ao Show Business 24h
Legislação Brasileira de Música: Politicas de Direitos Autorais 24h
Metodologia do Ensino Superior 60h
Estratégias de Comunicação em Projetos Musicais 24h
Empreendedorismo Criativo 30h
Análise de Produção e Processos de Audição: Repertórios 30h
Gestão de Projetos Culturais Musicais 24h
Estágio Supervisionado em Setores Musicais 100h
Seminário Avançado em Gestão de Projetos Musicais 12h
Métodos e Técnicas da Pesquisa Científica 40h
TOTAL DE HORAS DAS DISCIPLINAS 430h
Trabalho de Conclusão de Curso 40h
On Stage Lab (*Optativa) 30h
CARGA HORÁRIA TOTAL 500h


COORDENAÇÃO

Professora Paula Pires
Mestre em Educação pela PUC-GO; Pós-Graduada em Docência Universitária pela PUC-GO; Pós-Graduada em Gestão e Planejamento de Marketing pela Uni-Anhanguera; Pós-Graduanda em Marketing e Negócios Digitais pela Faculdade Cambury, Graduada em Turismo pela PUC-GO; Gestora Comercial na editora Single Hits Produções Artísticas; Diretoria administrativa da escola personalizada Recreio Criativo.
http://lattes.cnpq.br/2652156245775652

CORPO DOCENTE

Professor Marcelo Mendes
Processo Evolutivo da Produção Musical Brasileira/Gestão de Projetos Culturais Musicais.

Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG), professor licenciado pelo Instituto Federal Goiano (IFG), contrabaixista, produtor musical e arranjador em diversos estúdios goianos. Estudou no Rio de Janeiro na escola CIGAM de Ian Guest onde fez Harmonia Musical e Improvisação.

Prof. Luiz Augusto
Prof. Estratégias de Comunicação em Projetos Musicais

Jornalista com MBA em Assessoria de Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Ex-repórter da Gazeta Mercantil; MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Formação internacional em Liderança Comportamental (Leader Coach) pelo ACT Institutee The Global Institute for Trauma Resolution.

Prof. Décio Coutinho
Prof. Empreendedorismo Criativo

Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural (PUC-GO). Especialista em “Sociedades Pós-industriais e Organizações Criativas”, realizada em Roma-Itália na S3 Studium, com o sociólogo Domenico de Masi e em “Economia Criativa” na Fundação Barcelona Media, Barcelona-Espanha.

* Professores sujeitos a alteração.

DURAÇÃO

18 meses.

DISTRIBUIÇÃO DOS MÓDULOS

As aulas ocorrerão das 19h às 22h
Segunda e Terça-Feira

NÚMEROS DE VAGAS

Vagas Limitadas.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

Faculdade Araguaia – Passeio das águas
Av. Perimetral Norte, nº 8303
Goiânia-GO
(62) 3923-5400
E-mail: auxiliarpasseiodasaguas@faculdadearaguaia.edu.br

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Artigo científico individual sob orientação de um professor do programa de pós-graduação.

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA

» Cópia da Carteira de Identidade
» Cópia do CPF
» 01 (uma) foto 3x4 recente
» Comprovante de endereço atual
» 01 cópia do Histórico escolar de graduação
» 01 cópia do Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão
» Comprovante de pagamento do boleto de matricula
(trazer originais para conferência)

COORDENADOR GERAL DO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

Dr. Milton Gonçalves da Silva Júnior

INFORMAÇÕES

FACULDADE ARAGUAIA - BUENO

Av T-10 nº 1047 – Setor Bueno
Goiânia – GO
Telefone: (62) 3923-5400
E-mail:atendimento@faculdadearaguaia.edu.br