Faculdade Araguaia 

Núcleo de Estudos sobre o Ensino para a Pessoa com Deficiência - INCLUI

INCLUI - Núcleo de Estudos sobre o Ensino para a Pessoa com Deficiência - Faculdade Araguaia

O INCLUI

O tema da inclusão se faz urgente em nossa sociedade. É fundamental pensar o processo em que todo ser humano possa estar inserido participando plenamente da sociedade e fazendo parte de todas as situações que ele deseja participar com igualdade de condições e direitos.

Pensando essas questões, a Faculdade Araguaia cria o INCLUI - Núcleo de Estudos sobre o Ensino para a Pessoa com Deficiência.

Esse Núcleo tem como objetivo fazer pesquisa sobre o ensino da pessoa com deficiência e dar suporte para a atuação do professor e da escola frente aos desafios da inclusão.

A partir de reuniões e grupos de estudos, pretende-se criar um protocolo de atendimento à pessoa com deficiência e publicações científicas para dar suporte ao trabalho do professor.

A participação no grupo de estudo e reuniões do INCLUI é gratuita e aberta a toda a comunidade.

As reuniões ocorrem no terceiro sábado do mês na Faculdade Araguaia unidade Bueno (av T-10, nº 1047, Setor Bueno, fone: 3274 3161).

Oferecemos também formação para professores e profissionais que atuam na inclusão por meio de uma pós-graduação em Educação Inclusiva vinculada ao INCLUI. Interessados podem ligar na Faculdade Araguaia (62) 3274-3161.

Público alvo

O público alvo é formado por profissionais da educação e da saúde e demais profissionais que se interessem pelo assunto da educação inclusiva.

Informações

Coordenação: Professora Doutora Paola Carloni
Email: inclui@faculdadearaguaia.edu.br

Cronograma 2018/02

10 a 21/08 - Período para submissão dos trabalhos para o 2 volume do livro do Inclui no email inclui@faculdadearaguaia.edu.br (edital disponível em http://www.faculdadearaguaia.edu.br/arquivos/edital-segundo-livro-inclui.pdf)

18/08 – 09h às 12h: Curso de Formação Continuada de Professores em Educação Inclusiva – (Aberto à toda a comunidade) Tema: Violência escolar, bullying e inclusão – Modulo 1*

15/09 - 09h às 12h: Curso de Formação Continuada de Professores em Educação Inclusiva . –(Aberto à toda a comunidade) Tema: Violência escolar, bullying e inclusão – Modulo 2*

01 a 10/10 – Resposta aos autores por e-mail sobre o aceite do capítulo para compor o livro do Inclui.

20/10 - 09h às 12h : Curso de Formação Continuada de Professores em Educação Inclusiva – (Aberto à toda a comunidade) Tema: Violência escolar, bullying e inclusão – Modulo 3*

Toda quinta pela manhã - Atividades internas dos monitores com estudos e preparação de eventos e atividades ligadas ao Inclui.

- Visitas mensais às escolas com palestras sobre Bullying e Violência na Escola (interessados entrar em contato no e-mail: inlcui@faculdadearaguaia.edu.br)**.

*Referências de estudos para o curso de Formação Continuada:

CROCHIK, José Leon e CROCHIK, Nicole. Bullying, Preconceito e Desempenho Escolar: uma nova perspectiva. São Paulo: Benjamin Editorial, 2017.

CROCHIK, José Leon; DIAS, Marian Ávila de Lima; FRELLER, Cintia Copit; CORREA, Alex Sandro; CORREIA, Rodrigo Nuno Peiró. Hierarquias escolares: desempenho e popularidade. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 44, p. 1, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v44/1517-9702-ep-S1678-4634201710167836.pdf

CROCHIK, J. L.; DIAS, M. A. e FERREIRA, K. D. M.. Teoria Crítica da Sociedade, Investigação Social Empírica e Educação Inclusiva. Imagens da Educação, v. 5(2), p. 1-9, 2015.

CROCHIK, José Leon. Formas de Violência Escolar: preconceito e bullying. Movimento - Revista de Educação, v. 3, p. 29-56, 2015. Disponível em: http://www.revistamovimento.uff.br/index.php/revistamovimento/article/viewFile/270/218

CROCHIK, José Leon; FRELLER, C. C.; SILVA, P. F.; DALENOGARE, G. V.; CARRENHO, A. C. e ALVES, L. S. L.. Análise de concepções e propostas de gestores escolares sobre o bullying - doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.21940. Acta Scientiarum. Education (Online), v. 36, p. 105-127, 2014.

**O Inclui está participando de uma grande pesquisa sobre Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade vinculado ao CNPQ e coordenado pelo professor Doutor José Leon Crochik da Universidade de São Paulo - USP.

A pesquisa aplicará questionários e fará entrevistas com alunos, professores e coordenadores de oito escolas nas turmas de nonos anos em 18 localidades (no Brasil e em outros países) para investigar os temas propostos na pesquisa. A pesquisa terá duração de três anos. Os pesquisadores e monitores do Inclui estão envolvidos nessa pesquisa e, em breve, junto com os demais pesquisadores trarão parte dos resultados em forma de Seminários e publicações. Ao fim dos três anos, serão elaborados livros, cartilhas, seminários, formações e propostas de políticas públicas para o enfrentamento da violência na escola.

Além do Inclui e da USP, estão na pesquisa 4 universidades internacionais (Universidad Autonoma de Barcelona - Barcelona, Universidade do Minho- Portugal, Universidad Nacional de Avellaneda - Argentina e Universidad Autonoma del México - México) e outras doze universidades federais e estaduais e faculdades brasileiras (Universidade do Estado da Bahia; Universidade Estadual de Londrina; Universidade Estadual de Maringá; Faculdade Alfredo Nasser – Unifan; Universidade Federal de Alfenas; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Universidade Federal de Roraima; Universidade Federal de São Paulo/ Campus Guarulhos; Universidade Federal de Sergipe; Universidade Federal do Pará/ Campus Altamira; Universidade Federal do Pará/ Campus Belém; Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense).