Faculdade Araguaia 

GRADUAÇÃO

Pedagogia


Renovação de Reconhecimento pela Portaria SERES nº 1092 - DOU 24/12/2015.
Coordenador:Profª Mestra Divina Rosângela S. Costa Dias
E-mail: coordpedagogia@faculdadearaguaia.edu.br

MATRIZ CURRICULAR

Ingressantes a partir de 2016/01
  DISCIPLINAS DO 1º PERÍODO CARGA HORÁRIA
SOCIOLOGIA 72
LÍNGUA PORTUGUESA 72
FILOSOFIA 72
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO I 72
PSICOLOGIA 72
CARGA HORÁRIA TOTAL - 1º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 2º PERÍODO CARGA HORÁRIA
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 72
LÍNGUA PORTUGUESA APLICADA 72
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II 72
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 72
EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE 36
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA 36
CARGA HORÁRIA TOTAL - 2º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 3º PERÍODO CARGA HORÁRIA
PESQUISA EDUCACIONAL 36
ESTATÍSTICAS APLICADA À EDUCAÇÃO 72
FUNDAMENTOS DE ARTE-EDUCAÇÃO 72
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 72
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO 72
EDUCAÇÃO EM DIRETOS HUMANOS 36
CARGA HORÁRIA TOTAL - 3º PERÍODO 396h
 
  DISCIPLINAS DO 4º PERÍODO CARGA HORÁRIA
DIDÁTICA FUNDAMENTAL 72
EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO I 36
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 72
ÉTICA NA PRÁTICA PROFISSIONAL 36
PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO INFANTIL 36
FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 72
CARGA HORÁRIA TOTAL - 4º PERÍODO 324h
 
  DISCIPLINAS DO 5º PERÍODO CARGA HORÁRIA
POLITICAS E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 72
EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO II 72
PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 36
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 72
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR 72
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL 100
CARGA HORÁRIA TOTAL - 5º PERÍODO 424h
 
  DISCIPLINAS DO 6º PERÍODO CARGA HORÁRIA
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA 72
TEORIA, MÉTODOS E PRÁTICAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 72
TEORIA, MÉTODOS E PRÁTICAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA 72
CURRÍCULO E CULTURAS 72
PESQUISA E PRÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 36
EDUCAÇÃO E TRABALHO 36
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL I 100
CARGA HORÁRIA TOTAL - 6º PERÍODO 460h
 
  DISCIPLINAS DO 7º PERÍODO CARGA HORÁRIA
TEORIA, MÉTODOS E PRÁTICAS DO ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA 72
TEORIA, MÉTODOS E PRÁTICAS DO ENSINO DE HISTÓRIA 72
TEORIA, MÉTODOS E PRÁTICAS DO ENSINO DE GEOGRAFIA 72
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 36
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO 72
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL II 100
CARGA HORÁRIA TOTAL - 7º PERÍODO 424h
 
  DISCIPLINAS DO 8º PERÍODO CARGA HORÁRIA
PROJETOS E GESTÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES 72
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 36
FUNDAMENTOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS 72
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 100
CARGA HORÁRIA TOTAL - 8º PERÍODO 280h

OBJETIVOS DO CURSO

O curso tem como objetivo formar um profissional que entenda os novos parâmetros da cultura e compreenda a dinâmica da realidade, sendo capaz de identificar os processos pedagógicos que ocorrem nas instituições escolares e também fora delas, nos movimentos sociais, a fim de assumir o compromisso de transformar a educação e as condições sociais sobre as quais ela se dá, contribuindo assim para a transformação da sociedade.

Atuação: Docência nos anos iniciais do ensino fundamental;
Docência na educação infantil;
Gestão e organização de espaços escolares públicos e privados;
Produção didática de editoras;
Orientação e supervisão escolar, incluindo educação especial;
Espaços não escolares em equipes multidisciplinares na área da saúde, atendimento e empresas;
Educação a distância;

PERFIL DO EGRESSO

No que se refere à condução de suas ações profissionais a Faculdade Araguaia busca a formação de Pedagogos que:

reconheçam a prática educativa como prática social e política que contribui para a transformação da sociedade;
assumam uma postura ética e solidária em suas ações profissionais e questões sociais;
reconheçam e respeitem as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
tenham um pensamento crítico e analítico diante das questões que envolvem a ação docente e os problemas apresentados pela sociedade atual;
sejam capazes de perceber a relação entre escola e sociedade, nos seus aspectos políticos, pedagógicos e epistemológicos;
demonstrem consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades educativas especiais, escolhas sexuais, dentre outras.

CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL

O profissional egresso do Curso de Pedagogia: Licenciatura Plena da Faculdade Araguaia estará habilitado a atuar nas áreas:

docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental;
organização e gestão de sistemas e instituições educativas formais e não-formais;
coordenação e planejamento do trabalho pedagógico em instituições escolares, em diferentes níveis e modalidades de ensino;
elaboração, planejamento e execução de projetos educacionais e na produção e difusão de conhecimentos, em diversas áreas da educação, tendo a docência como base de sua formação e identidade profissional.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

No Curso de Pedagogia da Faculdade Araguaia o Trabalho de Conclusão do Curso será desenvolvido nas últimas fases da formação discente, ou seja, os dois últimos períodos apresentarão disciplinas que tenham como objetivo a produção do projeto de pesquisa , levantamento bibliográfico e escrita do trabalho final.

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência obrigatória à integralização curricular do acadêmico de graduação da Faculdade Araguaia, sendo acompanhado individualmente por um professor do quadro efetivo da FARA que tenha interesse e afinidade com o tema abordado.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Estamos numa época em que a dinâmica do cotidiano se apresenta de forma a colocar frente ás múltiplas questões com as quais precisamos nos relacionar e que suscitam indagações. Os conhecimentos, habilidades e competências a serem desenvolvidas durante a formação, articulada com a pesquisa cientifica, buscam sintonizar o processo ensino/aprendizagem com os desafios da realidade circundante. O conhecimento na perspectiva da intervenção da realidade deve estar articulado a uma compreensão crítica da mesma uma vez que, sem isso, o professor não terá como perceber as nuances da relação professor/aluno/contexto social. O estágio, sendo uma das etapas desta prática, representará preparação ao exercício profissional de forma mais integradora e verticalizada para aqueles que já exercem a profissão ou que desejam exercê-la no final do curso e, caracteriza-se como objeto prévio à obtenção do diploma de conclusão de curso. Temos convênios com instituições públicas o que traz um diferencial no atendimento dos estudantes nesse processo. No contexto atual e com um mercado intelectual e profissional cada vez mais exigente de conhecimentos, habilidades e competências, a prática no estágio traz aos educandos uma oportunidade de realizar atividade de pesquisa e prática nos espaços escolares e não escolares fundamentais a formação.

CORPO DOCENTE

Ms. Ana Paula de Aguiar Fuzo, Mestre em Letras e Linguística

Ms. Antônio Evaldo de Oliveira, Mestre em Educação

Ms. Edna Misseno Pires, Doutoranda em Educação e Mestre em Educação

Dr. Elaine Nicolodi, Doutora e Mestre em Educação

Ms. Paola Regina Carloni, Doutoranda em Psicologia e Mestre em Educação

Ms. Paulo Roberto Miranda, Mestre em Sociologia

Dra. Luanna Lutermam, Doutora e Mestre em Letras e Linguística

Ms. Rita de Cássia Del Bianco, Mestre em Educação

Ms. Maria Aparecida Costa, Mestre em Educação

Dra. Sandra Oliveira, Doutora e Mestre em História

CORPO DOCENTE (ORIENTADORES DE TCC, PESQUISA E EXTENSÃO)

Dra. Ressiliane Ribeiro Prata Alonso, Pós-doutoranda em Ambiente e Sociedade, Doutora em Ciências Biológicas, Mestre em Ciências Biológicas, Graduada em Agronomia.

Dra. Sandra Oliveira, Doutora e Mestre em História

Dra. Elaine Nicolodi, Doutora e Mestre em Educação

Dr. Milton Gonçalves Júnior Doutor e Mestre em Ciências

LABORATÓRIOS APLICADOS

» Informática

» Pedagogia

» Produção Audiovisual