Faculdade Araguaia 

GRADUAÇÃO

Educação Física Bacharelado


O Curso de Educação Física da Faculdade Araguaia, ao buscar a formação do profissional em Educação Física, delineia um perfil em congruência com o perfil proposto pela área. O perfil que se propõem é de um profissional comprometido com a realidade em que está inserido e que se sinta capaz de esclarecer e intervir profissional e academicamente no contexto específico e histórico-cultural a partir de conhecimentos de natureza técnico-pedagógica, científica e cultural. Diante do exposto o acadêmico do Curso de Educação Física é um curso que preza as inter-relações entre o ensino, a pesquisa e a extensão, vinculando o saber ao fazer; a teoria à prática; a pesquisa à intervenção educativa nas diferentes tarefas e dimensões do homem, mediada pela corporalidade humana, em seu sentido pessoal e social.

Portaria de Autorização MEC nº 536 de 25/08/2014 – DOU 26/08/2015.
Coordenador:Profª Barbara Pereira de Sousa Rosa
E-mail: coordedufisica@faculdadearaguaia.edu.br

MATRIZ CURRICULAR

  DISCIPLINAS DO 1º PERÍODO CARGA HORÁRIA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA 72
ANATOMIA DO MOVIMENTO HUMANO I 72
ANTROPOLOGIA SOCIAL 36
DANÇA, RITMO, MOVIMENTO E LINGUAGEM EXPRESSIVA 72
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO VOLEIBOL 72
LÍNGUA PORTUGUESA 36
CARGA HORÁRIA TOTAL - 1º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 2º PERÍODO CARGA HORÁRIA
TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA 36
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO BASQUETEBOL 72
ANATOMIA DO MOVIMENTO HUMANO II 72
FILOSOFIA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA 36
ELETIVA I - FUND. METOD. DO LAZER E DA RECREAÇÃO 72
DISCIPLINA OPTATIVA I / HUMANIDADE ÉTICA E CIDADANIA 72
CARGA HORÁRIA TOTAL - 2º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 3º PERÍODO CARGA HORÁRIA
FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA GINÁSTICA 72
INFORMÁTICA BÁSICA 36
FISIOLOGIA HUMANA 72
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO FUTEBOL 72
POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA 36
ELETIVA II - APRENDIZAGEM E DESENV. HUMANO 72
CARGA HORÁRIA TOTAL - 3º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 4º PERÍODO CARGA HORÁRIA
CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA 72
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO HANDEBOL 72
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA NATAÇÃO 72
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO 36
ELETIVA III - EDUCAÇÃO FÍSICA, CULTURA E SOCIEDADE 36
CARGA HORÁRIA TOTAL - 4º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 5º PERÍODO CARGA HORÁRIA
METODOLOGIA CIENTÍFICA 108
TREINAMENTO ESPORTIVO 72
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ATLETISMO 90
NUTRIÇÃO 36
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA 36
ELETIVA IV - EDUCAÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS E MÍDIA 36
CARGA HORÁRIA TOTAL - 5º PERÍODO 378h
 
  DISCIPLINAS DO 6º PERÍODO CARGA HORÁRIA
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE 72
EDUCAÇÃO FÍSICA E TERCEIRA IDADE 36
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 36
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DAS PRÁTICAS CORPORAIS 72
ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS EM ED.FÍSICA/ESPORTES 36
DISCIPLINA OPTATIVA II / BIOQUÍMICA DO EXERCÍCIO 72
CARGA HORÁRIA TOTAL - 6º PERÍODO 324h
 
  DISCIPLINAS DO 7º PERÍODO CARGA HORÁRIA
ESTÁGIO I (ATIVIDADES ESPORTIVAS E DE LAZER) 162
MEDIDA E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES 72
METODOLOGIA DA GINÁSTICA DE ACADEMIA 72
PSICOLOGIA DO ESPORTE 36
NUTRIÇÃO APLICADO AO ESPORTE 36
EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA 36
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCCI) 36
PRIMEIROS SOCORROS 36
CARGA HORÁRIA TOTAL - 7º PERÍODO 486h
 
  DISCIPLINAS DO 8º PERÍODO CARGA HORÁRIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCCII) 144
ESTÁGIO II (ATIVIDADES LIGADAS ÀS ACADEMIAS) 144
GINÁSTICA LABORAL 36
BIOESTÁTISTICA 36
GESTÃO E MARKETING ESPORTIVO 36
METODOLOGIA DO TREINAMENTO NA MUSCULAÇÃO 72
CARGA HORÁRIA TOTAL - 8º PERÍODO 468h
 
  CARGA HORÁRIA TOTAL DE AULAS 3096h
ATIVIDADES COMPLEMENTARES OU EXTRACURRICULARES 200h
 CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3296h
  TEMPO DE INTREGRALIZAÇÃO 8 SEMESTRES

OBJETIVOS DO CURSO

Formar profissionais com uma consistente base teórica para a atividade docente no campo das praticas corporais, esportivas e do lazer, com capacidade de analisar a realidade atual e nela intervir como agente de transformação;

Formar profissionais que dominem os processos lógicos, os meios, as técnicas e os métodos de produção do conhecimento científico na perspectiva de possibilitar o acesso e a socialização pública a todas as descobertas da ciência

Ter domínio dos elementos científicos de base em ciências sociais, humanas, naturais, tecnológicas, biológicas e da saúde de modo a contribuir para a formação humana emancipatória e onilateral, possibilitando que a educação física seja compreendida, e analisada em todas as suas interrelações,

CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL

O Bacharel em Educação Física atua em clubes; em academias de ginástica; em empresas de artigos esportivos; em clínicas; em hospitais; em hotéis; em parques; nos meios de comunicação. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria” (BRASIL, 2010, p.30). O Curso de Educação Física da Faculdade Araguaia, ao buscar a formação do profissional em Educação Física, delineia um perfil em congruência com o perfil proposto pela área. O perfil que se propõem é de um profissional comprometido com a realidade em que está inserido e que se sinta capaz de esclarecer e intervir profissional e academicamente no contexto específico e histórico-cultural a partir de conhecimentos de natureza técnico-pedagógica, científica e cultural. Diante do exposto o acadêmico do Curso de Educação Física deverá demonstrar as competências científica, pedagógica e pessoal e suas respectivas habilidades para o ensino escolar, respeitando a pluralidade contextual da sociedade, levando em consideração fundamentalmente, a afirmação das diferenças, o respeito e a responsabilidade de direitos e deveres dos cidadãos.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

No Curso de Educação Física, Bacharelado, da Faculdade Araguaia o TCC será desenvolvido nas últimas fases da formação discente, ou seja, último período , mas articulado ao longo de permanentes estudos durante todo o curso e não exclusivamente, por disciplinas que tenham como objetivo a produção do projeto de pesquisa e levantamento bibliográfico. O discente cursará a disciplina de Metodologia Científica no quinto período para desenvolver habilidades para produção de trabalhos acadêmicos e científicos e elaboração do projeto de pesquisa; no sexto período, cursará a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso para orientação, planejamento, aplicação do projeto, coleta de dados e desenvolvimento do trabalho. O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência obrigatória à integralização curricular do acadêmico de graduação da Faculdade Araguaia, sendo acompanhado individualmente por um professor do quadro efetivo da FARA que tenha interesse e afinidade com o tema abordado. Os alunos do Curso de Educação Física podem optar entre as seguintes modalidades de trabalho: monografia, produção de artigo científico e projeto didático-pedagógico, seguindo as normas da ABNT.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O Estágio Curricular Supervisionado, do Bacharelado em Educação Física da Faculdade Araguaia deverá ser compreendido como uma atividade privilegiada de diálogo crítico com a realidade que articula as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Sendo assim, configurar-se-á num espaço formativo e de sensibilização dos estudantes para o atendimento das necessidades humanas e sociais, visando preservar os valores éticos e buscando a compreensão e reflexão sobre realidade profissional, à luz dos aportes teóricos estudados, propiciando, assim, autonomia intelectual e o desenvolvimento de habilidades relativas à profissão técnica e docente. Trata-se, portanto, de um componente curricular, de caráter teórico-prático, cuja especificidade é proporcionar o contato efetivo do aluno com a escola campo, lócus do futuro exercício profissional. Na Educação Física, o estágio vai ocorrer sob orientação e supervisão docente, em espaços profissionais, tais como: instituições esportivas de lazer, iniciação ou treinamento; instituições e/ou programas de atividades físicas e saúde; e/ou em espaços de avaliação e prescrição de exercícios físicos. Planejamento, docência e elaboração de relatório de estágio. As disciplinas “Estágio Supervisionado” em Educação Física estão no sétimo e oitavo semestre do curso, totalizam 306 horas.