Faculdade Araguaia 

GRADUAÇÃO

Administração de Empresas


O curso de Administração Da Faculdade Araguaia tem como missão formar administradores, para enfrentar com competência as exigências do mercado de trabalho, com conhecimentos sólidos que facilitem a aplicação de tecnologias e contribuam para a tomada de decisão, para pesquisa, para definição de ações estratégicas e de procedimentos sintonizados com o curso, bem como o desenvolvimento do caráter científico e crítico frente aos obstáculos da carreira e da ciência.

Reconhecimento pela Portaria SERES nº 651 de 10/12/2013 - DOU 11/12/2013.
Coordenador:Prof. Dr. Ronaldo Rosa Júnior
E-mail:ronaldo@faculdadearaguaia.edu.br

Última atualização: Goiânia-GO, 09 de dezembro de 2016.

MATRIZ CURRICULAR

Ingressantes a partir de 2016/02
  DISCIPLINAS DO 1º PERÍODO CARGA HORÁRIA
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO I 72
MÉTODOS QUANTITATIVOS 72
INTRODUÇÃO A ECONOMIA 72
INSTITUIÇÕES DE DIREITO 72
CONTABILIDADE GERAL I 72
CARGA HORÁRIA TOTAL - 1º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 2º PERÍODO CARGA HORÁRIA
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO II 72
CONTABILIDADE GERAL II 72
ESTATÍSTICA APLICADA 72
METODOLOGIA CIENTÍFICA 36
LÍNGUA PORTUGUESA APLICADA 72
PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES 36
CARGA HORÁRIA TOTAL - 2º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 3º PERÍODO CARGA HORÁRIA
DIREITO EMPRESARIAL 72
ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL 36
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I 72
MATEMÁTICA FINANCEIRA 72
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS I 72
SOCIOLOGIA 36
CARGA HORÁRIA TOTAL - 3º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 4º PERÍODO CARGA HORÁRIA
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 36
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS II 72
CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS 36
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E LOGÍSTICA 72
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II 72
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 72
CARGA HORÁRIA TOTAL - 4º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 5º PERÍODO CARGA HORÁRIA
DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO 72
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I 72
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I 72
PESQUISA OPERACIONAL 36
GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE 72
MACROECONOMIA 36
CARGA HORÁRIA TOTAL - 5º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 6º PERÍODO CARGA HORÁRIA
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II 72
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II 72
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO I 72
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 36
CONSULTORIA EMPRESARIAL 36
EMPREENDEDORISMO 72
CARGA HORÁRIA TOTAL - 6º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 7º PERÍODO CARGA HORÁRIA
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO II 36
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 36
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 36
GESTÃO AMBIENTAL 36
ORÇAMENTO EMPRESARIAL 36
TÓPICOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO 36
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 36
DISCIPLINA OPTATIVA I 36
CARGA HORÁRIA TOTAL - 7º PERÍODO 288h
 
  DISCIPLINAS DO 8º PERÍODO CARGA HORÁRIA
COMÉRCIO EXTERIOR E OPERAÇÕES ADUANEIRAS 36
CONTROLADORIA 72
JOGOS EMPRESARIAIS 36
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E DECISÃO 36
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO II 36
DISCIPLINA OPTATIVA II 36
CARGA HORÁRIA TOTAL - 8º PERÍODO 252h
  CARGA HORÁRIA TOTAL DE AULAS 2700h
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 192h
ATIVIDADES COMPLEMENTARES OU EXTRACURRICULARES 108h
 CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3000h
 TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO 8 semestres
 
 DISCIPLINAS OPTATIVAS: CARGA HORÁRIA
LIBRAS 36
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 36
ECONOMIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL 36
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL 36
GESTÃO DO AGRONEGÓCIO 36

OBJETIVOS DO CURSO

I - Contribuir com a formação de administradores qualificados no processo de desenvolvimento à compreensão adequada da conjuntura Nacional e Internacional, antecedidos com os temas emergentes;
II - Desenvolver uma nova concepção do administrador, sintonizado com as políticas econômicas e culturais, atuando como profissionais competentes para tomada de decisões, no momento certo e no meio em que vive;
III - Relacionar a formação técnica e científica do acadêmico à realidade das organizações mundial, nacional e regional;
IV - Promover a formação de líderes e de empreendedores dentro de uma abordagem organizacional, capacitando – os a atuar em equipes multidisciplinares;
V - Discutir e promover a compreensão da educação continuada, ampliando e aperfeiçoando cada vez mais as atividades do Administrador.

PERFIL DO EGRESSO

O Curso Administração da Faculdade Araguaia pretende, formar o profissional com amplo domínio da área em que irá atuar, e, principalmente, com o espírito empreendedor:

I - Capacidade de comunicação interpessoal e expressão correta nos documentos técnicos – científicos de interpretação da realidade das organizações;
II - Condições para utilização do raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com modelos matemáticos e estatísticos e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos;
III - Competências para aplicação e uso de tecnologias que facilitem a tomada de decisões em ações estratégicas e procedimentos ligados aos temas emergentes;
IV - Capacidade de ordenar atividades e programas para decidir entre alternativas e dimensionar riscos;
V - Ter condições para selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação emergentes comuns;
VI - Competências para articular o conhecimento sistematizado com a ação profissional; 7) VII - capacidade de compreensão contínua para seu aperfeiçoamento profissional, desenvolvimento ético e autoconfiança na atuação profissional.

CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL

I - Administração e Seleção de Pessoal e Recursos Humanos: Cargos e Salários, Controle de Pessoal, Coordenação de Pessoal, Desenvolvimento de Pessoal, Interpretação de Performances, Locação de Mão-de-Obra, Pessoal Administrativo, Pessoal de Operações, Recrutamento, Recursos Humanos, Seleção, Treinamento

II - Organização e Métodos/Análise de Sistemas: Administração de Empresas, Análise de Formulários, Análise de Métodos, Análise de Processos, Análise de Sistemas, Assessoria Administrativa, Assessoria Empresarial, Assistência Administrativa, Auditoria Administrativa, Consultoria Administrativa, Controle Administrativo, Gerência Administrativa e de Projetos, Implantação de Controle e de Projetos, Implantação de Estruturas Empresariais, Implantação de Métodos e Processos, Implantação de Planos, Implantação de Serviços, Implantação de Sistemas, Organização Administrativa, Organização de Empresa, Organização e Implantação de Custos, Pareceres Administrativos, Perícias Administrativas, Planejamento Empresarial, Planos de Racionalização e Reorganização, Processamento de Dados/Informática, Projetos Administrativos, Racionalização.

III - Orçamento: Controle de Custos, Controle e Custo Orçamentário, Elaboração de Orçamento, Empresarial, Implantação de Sistemas, Projeções, Provisões e Previsões.

IV - Administração de Material/Logística: Administração de Estoque, Assessoria de Compras, Assessoria de Estoques, Assessoria de Materiais, Catalogação de Materiais, Codificação de Materiais, Controle de Materiais, Estudo de Materiais, Logística, Orçamento e Procura de Materiais, Planejamento de Compras, Sistemas de Suprimento.

V - Administração Financeira: Análise Financeira, Apuração do E.V.A. (Economic Value Added), Assessoria Financeira, Assistência Técnica Financeira, Consultoria Técnica Financeira, Diagnóstico Financeiro, Orientação Financeira, Projeções Financeiras, Projetos Financeiros, Sistemas Financeiros, Administração de Bens e Valores, Administração de Capitais, Controladoria, Controle de Custos, Levantamento de Aplicação de Recursos, Arbitragens, Controle de Bens Patrimoniais, Participação em outras Sociedades - (Holding), Planejamento de Recursos, Plano de Cobrança, Projetos de Estudo e Preparo para Financiamento.

VI - Administração Mercadológica/Marketing: Administração de Vendas, Canais de Distribuição, Consultoria Promocional, Coordenação de Promoções, Estudos de Mercado, Informações Comerciais - Extra – Contábeis, Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Desenvolvimento de Produto, Planejamento de Vendas, Promoções, Técnica Comercial, Técnica de Varejo (grandes magazines).

VII - Administração de Produção: Controle de Produção, Pesquisa de Produção, Planejamento de Produção, Planejamento e Análise de Custo, Relações Industriais/Benefícios/Segurança do Trabalho.

VIII - Campos considerados como Desdobramentos ou Conexos: Administração de Consórcio, Administração de Comércio Exterior, Administração de Cooperativas, Administração Hospitalar, Administração de Condomínios, Administração de Imóveis, Administração de Processamento de Dados/ Informática, Administração Rural, Administração Hoteleira, Factoring, Turismo.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma das características fundamentais nos cursos de graduação que contribui para aquisição e sistematização dos conhecimentos científicos e de pesquisa por parte do corpo discente. Dada a importância desse processo serão incluídos no regulamento de TCC do Curso de Administração da Faculdade Araguaia é realizado na modalidade de Artigo Científico.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O Estágio Supervisionado, obrigatório, será realizado em três (03) etapas, nos 6o, 7o e 8o por meio das disciplinas de Estagio Supervisionado I, Estagio Supervisionado II e Estágio Supervisionado III, para que o acadêmico, já bem embasado com conhecimentos teóricos seja capaz de colocar em pratica os conteúdos adquiridos ao longo do Curso. Sendo assim, acreditamos que o discente possa estar mais preparado para entender todo o processo administrativo das organizações, analisarem criticamente as gestões e ter uma participação efetiva nas atividades que lhe forem destinadas, principalmente a partir do Estagio Supervisionado II, em que deverá ter contato com a área específica de sua habilitação. A Faculdade Araguaia já mantém assinado, convênios com empresas públicas e privadas.

CORPO DOCENTE

Ms. Aline da Silva Moraes – Mestrado em Gestão do Agronegócio - UFG

Ms. Arnaldo Cardoso Freire - Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial – PUC - GO

Dr. Elaine Nicolodi – Doutorado em Educação - UFG

Esp. Francielly Fernanda Felix Costa

Ms. Gustavo Cintra Brasil - Mestrado Profissional em Administração - ALFA

Ms. Hamilcar Pereira e Costa - Mestrado em Gestão do Agronegócio – UFG

Ms. João Pedro Tavares Damasceno – Mestrado em Ciência Política – UFG

Ms. João Marcos Batista - Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial – PUC - GO

Ms. José Roberto Batista - Mestrado em Sociologia – UFG

Ms. Karla Kellem de Lima - Mestrado em Desen. e Planejamento Territorial – PUC - GO

Ms. Keila Mara de Oliveira Farias – Mestrado Psicologia - PUC - GO

Ms. Rafael Oliveira de Souza - Mestrado em Gestão do Agronegócio - UFG

Ms. Renato Medeiros de Souza - Mestrado em Desen. e Planejamento Territorial – PUC - GO

Ms. Renato Rodrigues Borges – Mestrado em Ciências da Religião - Universidade Mackenzie

Ms. Ronaldo Rosa dos Santos Junior – Doutorando em Educação – PUC - GO

Ms. Uianã Cordeiro Cruvinel Borges – Doutoranda em Sociologia - UFG

CORPO DOCENTE (ORIENTADORES DE TCC, PESQUISA E EXTENSÃO)

Ms. Aline da Silva Moraes – Mestrado em Gestão do Agronegócio - UFG

Dra. Elaine Nicolodi, Doutora e Mestre em Educação - UFG

Ms. Karla Kellem de Lima - Mestrado em Desen. e Planejamento Territorial – PUC - GO

Dr. Milton Gonçalves Júnior Doutor e Mestre em Ciências - UFPA

Ms. Uianã Cordeiro Cruvinel Borges – Doutoranda em Sociologia - UFG

LABORATÓRIOS APLICADOS

» Informática

» Núcleo de Práticas em Administração - NPA